segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Exame de Ordem: A Importância de Tentar

O exame de ordem, como todos sabem, é revestido de mitos, lendas, opiniões e, principalmente, medos.
Não há candidato que se apresente ao exame sem aquele pavor característico de quem vai pular de um precipício, bem como não há advogado que possa ter total confiança de dizer que foi fácil.
Hoje, como percebem, não vou falar especificamente de direito do trabalho, mas trata-se aqui de um apoio moral a quem NUNCA DESISTE.
Quem não foi aprovado neste exame (2011.1), deve ter em mente que o mundo, o "sistema", a sociedade sempre nos empurrará para baixo e, se cairmos, ele irá pisar sobre nossas cabeças. Isso é para TODOS. Os vencedores se destacam não por não encontrarem dificuldades, mas sim pelo número de vezes nos quais é capaz de erguer-se após um duro golpe da vida. Assim que erguemo-nos, somos automaticamente forçados a nos submeter a um novo golpe, do qual teremos de nos levantar novamente.
Não é a carreira jurídica que nos prepara tal golpe, é a vida, é para todos os âmbitos de nossa vida, profissional, emocional, familiar... Não adianta reclamarmos das dificuldades, choramingar é perda de tempo. Culpar as dificuldades por nossas quedas é quase inevitável, mas distingue os vencedores o ato de reclamar o menos possível, corrigindo os erros e se preparando de forma a aguentar o golpe.
Bem, eu fui aprovado para a segunda fase. Mas, para quem não foi, o importante é não desistir, não aceitar a derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!